Ore Pela Africa

Jejum e Oração pelo Sudão do Sul e Rep. Centro Africana.

Sudão do Sul
Em 15 de dezembro de 2013 as tensões políticas e étnicas dentro do governo e do exército do Sudão do Sul transbordou quando os combates começaram, em um dos quartéis em Juba. Rapidamente a situação ficou fora de controle e represálias foram infligidas aos cidadãos de Juba e em 24 horas mais de 500 pessoas haviam sido mortas.

O conflito entre o presidente Salva Kiir e seu vice-presidente anterior, Riek Marchar espalhou-se e  até o final do ano passado, houve graves conflitos em várias cidades estratégicas. À medida que a luta se intensificou o número de mortos subiu para mais de 1.000 , com mais de 200.000 pessoas se refugiando em campos da ONU e em outros postos de agências humanitárias de todo o país.

No início do Ano Novo começaram as negociações de paz em Addis Abeba para tentar trazer um cessar-fogo , mas houve pouco sucesso.

Nesse meio tempo, o país sofre, a verdadeira extensão é desconhecida por causa da comunicação pobre , mas, como as agências começam a ter acesso às áreas de conflito , entrevistar as pessoas afetadas e ter acesso a melhores  imagens de satélite, parece que o número de mortos pode ser alto, chegando a 10.000 com até 500 mil deslocados. Diariamente, relatórios terríveis estão chegando da extensão da brutalidade infligida, principalmente pelos rebeldes. Os suprimentos estão baixos , as organizações de ajuda estão em seu limite e as pobres instalações médicas irremediavelmente sobrecarregadas .

Pedidos de oração:

1 . Ore para que o governo reconheça que a responsabilidade de governar o país é dada por Deus.

2 . Ore para que os políticos de ambos os lados sejam capazes ver as injustiças que foram responsáveis.

3 . Ore para que Deus dê a Igreja sabedoria , determinação e sensibilidade para trazer influência divina entre os envolvidos com o conflito.

4 . Que Deus remova a amargura , o ódio , a animosidade e determinação de vingança daqueles no poder.

5 . Peça ao Senhor para ajudar os muitos envolvidos com a distribuição de ajuda, para dar-lhes força, compaixão e recursos para ajudar o sofrimento de pessoas deslocadas.

6 . Ore pela nação, que está seriamente desanimada e frustrada.

7 . Ore para que o Evangelho possa ter a oportunidade de impactar vidas durante este período de sofrimento.

8 . Ore para que a Igreja do Sudão do Sul seja mobilizada para testemunhar em palavras e atos, neste momento, e que MIAF seja solidária e útil neste momento através de seus missionários neste país.

Referências:
http://cms-africa.org/index.php?option=com_content&view=article&id=336:please-join-us-in-prayer-for-the-nation-of-south-sudan-sat-11th-january-2014&catid=66:news&Itemid=186
https://radiotamazuj.org/en
http://sudanreeves.org/
http://allAfrica.com/

 

 

República Central Africana

Nossos corações se partem ao ver o que está acontecendo na República Central Africana,  especialmente a vingança cruel da milícia “cristã” contra os muçulmanos. A mídia dá pouca cobertura para o terror que envolveu RCA desde que os rebeldes muçulmanos Seleka tomaram conta do país e derrubaram o presidente, em março de 2013. O novo presidente não tem sido capaz de governar o país e os 5 grupos rebeldes que o colocou no poder invadiram o país sem controle, matando, estuprando, roubando e incendiando aldeias inteiras. Cristãos foram particularmente visados, e vários pastores foram mortos . Quase um milhão de pessoas estão buscando refúgio no mato, nas igrejas, ou no aeroporto de Bangui. Houveram pelo menos 1.000 mortes registradas em Bangui, mas ninguém sabe quantos morreram em todo o país. As necessidades humanitárias estão além da imaginação. Durante os últimos 2 ou 3 meses , os não-muçulmanos locais finalmente conseguiram reunir forças para lutar. Infelizmente, muitos deles estão copiando seu inimigo e agindo por vingança ferem inocentes. Em algumas das imagens nas notícias , temos visto muitos deles usando amuletos em volta do pescoço , mostrando que eles não são verdadeiros cristãos . Os cristãos reais têm trabalhado duro para acabar com esta vingança, e promover a reconciliação.

Quinta-feira passada o presidente e seu primeiro-ministro deixaram o cargo a pedido de líderes da União Africana. Hoje, um Conselho de Transição começa reunião para escolher um novo líder interino. Fala-se de reconciliação entre alguns dos grupos de milícias , mas a paz é frágil neste país que é descrito como 50% “cristão”, 15 % de muçulmanos e o restante animista. Somos gratos pelo extremo leste do país que se mantém calmo com a proteção do exército de Uganda e algumas forças dos EUA. Temos sido capazes de falar com alguns de nossos pastores de lá a cada semana e louvar a Deus pela paz que estão desfrutando .

Pedidos de oração:

1 “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade.Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.”1 Tm 2:1-4

2 . Por favor, orem para que Deus direcione a escolha do novo líder e governo interino.

3 . Ore para que a igreja seja purificada através deste terrível julgamento,
4 . Ore que os verdadeiros cristãos cresçam e consigam a reconciliação.

 

Referências:
http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-25326008
http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-25657816
http://www.unhcr.org/52c6904f9.html

 

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *